quarta-feira, 22 de junho de 2016

Capeletti in brodo - Sopa de capeletti (frango ou carne bovina)

Com frango - Ingredientes (para 4 pessoas)
1 talo de salsão.
5 a 6 ramos de salsinha (com os talos).
1 cenoura.
1 cebola.
2 colheres de sopa de óleo.
4 dentes de alho socados com 1 colher de chá de sal.
400 gr. de capeletti recheado com frango.
6 a 7 costas (carcaça) de frango.
½ xícara de chá de salsinha picada (opcional).
(Veja como descascar o alho e a cebola na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

Modo de fazer
Lave as carcaças e retire a pele. Reserve.
Leve uma panela de tamanho que caibam todos os ingredientes mais 5 litros de água ao fogo alto, acrescente o óleo, o alho socado com sal e as carcaças. Refogue-as, mexendo de vez em quando para “doura-las” mas, cuidado para não queimar. Acrescente 5 litros de água e espere ferver.
Enquanto isso descasque a cebola e corte-a ao meio. Reserve.
Lave a cenoura e com uma faca raspe sua casca e corte-a em 4 pedaços. Reserve.
Lave o talo de salsão e as salsinhas. Reserve. 
Quando a água levantar fervura acrescente a cebola e a cenoura, reduza o fogo para baixo e cozinhe com a panela semi destampada por 2 horas.
A cada 20 ou 30 minutos retire a “espuma” (pouca) que fica na superfície da água. Faça assim: passe a escumadeira bem devagar sob a espuma que ela vai ficar na escumadeira.
Depois de 2 horas de cozimento acrescente o salsão e as salsinhas e cozinhe por mais 1 hora em fogo baixo e panela semi destampada. Nesta etapa verifique a quantidade de caldo, se necessário reduzi-lo, continue com o cozimento. Experimente e se necessário acrescente mais sal.
Coe o caldo, volte-o ao fogo, agora alto, e quando levantar fervura acrescente o capeletti e cozinhe-o segundo o tempo indicado na embalagem.
Antes de servir acrescente a salsinha picada.

Com carne bovina – Ingredientes (para 4 pessoas)
1 Kg. de músculo.
1 cebola média.
3  colheres de sopa de óleo.
4 a 5 dentes de alho socados com 1 colher de chá de sal.
400 gr. de capeletti recheado com carne bovina.
½ xícara de chá de salsinha picada (opcional).
(Veja como descascar o alho e a cebola na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

Modo de fazer
Corte a carne em pedaços grandes. Reserve.
Pique a cebola, o menor tamanho que puder. Reserve.
Leve uma panela de pressão com capacidade para todos os ingredientes mais 4 litros de água ao fogo alto. Acrescente o óleo, a cebola picada, o alho com sal e a carne. Misture tudo e doure a carne, mexendo de vez em quando para não queimar e até começar a “pegar” no fundo da panela. Neste ponto continue mexendo até “pegar” bem (mas não deixe queimar) e então acrescente a água. Feche a panela e quando pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por 50 minutos. Desligue e espere a pressão sair naturalmente (não coloque a panela sob a água fria é perigoso e pode estragá-la).
Destampe a panela, experimente e se necessário acrescente mais sal e continue o cozimento em fogo baixo e com a panela semi destampada até a quantidade de caldo reduzir na quantidade suficiente para receber o capeletti.
Coe o caldo, volte-o ao fogo, agora alto, e quando levantar fervura acrescente o capeletti e cozinhe-o segundo o tempo indicado na embalagem.
Antes de servir acrescente a salsinha picada.

Dicas
É importante refogar a carne, assim o “brodo”  (caldo) ficará com coloração levemente marrom.
Se for difícil encontrar “costas” de frango para comprar use outras partes com ossos: pescoço, asinhas e coxas das asinhas, ou, apenas as coxinhas da asinha que são fáceis de encontrar. A quantidade de 1Kg é suficiente. 
Guarde na geladeira os legumes cozidos e aproveite-os para fazer um “caldinho de legumes” (próximas receitas).
Se usar as coxinhas da asa, pode retirar a carne dos ossos e acrescentar alguns pedaços no brodo. Ou, guarde-a na geladeira e use-a em outra receita: no arroz, por exemplo. Ela terá perdido grande parte do gosto mas nem por isso precisa ser jogada fora.
O músculo também pode ser acrescentado ao brodo (não todo) em pedaços pequenos. Ou guarde-o na geladeira e use-o em outras receitas: salada de músculo, por exemplo (próximas receitas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário