sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Sopa azeda (borsch)

Ingredientes (para seis pessoas)
2 beterrabas grandes.
2 xícaras de chá de chucrute (repolho azedo).
2 xícaras de chá da água do chucrute.
1 kg de costelinha de porco.
1 lata de creme de leite (300 g).
1 cebola grande.
4 dentes de alho amassados com 1 colher de sobremesa de sal.
5 colheres de sopa de farinha de trigo.
2 colheres de sopa de óleo.
(Veja como descascar o alho e a cebola na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

Modo de fazer
Separe as costelinhas, ficando um osso para cada uma. Reserve.
Leve uma panela com capacidade para mais ou menos 8 litros ao fogo médio, coloque o óleo, a cebola picada (em pedaços pequenos, o menor que puder) e quando esta adquirir a cor marrom claro adicione o alho socado com sal e as costelinhas. Mexa, mantenha o fogo médio e refogue, mexendo de vez em quando para a carne não grudar no fundo da panela ou queimar. Quando as costelinhas estiverem bem douradas (o que deve demorar de 10 a 15 minutos) e no fundo da panela formar uma crosta marrom (mistura de tempero e suco da carne) desligue o fogo, retire as costelinhas e descarte o excesso de gordura que ficou nesta "crosta". Acenda o fogo, mantenha-o baixo e acrescente 1 ½  copo de água quente e mexa devagar, com uma colher de pau, até toda a "crosta" se desprender e dissolver. Então, acrescente as costelinhas e coloque mais água quente, o suficiente para cobrir toda a carne. Experimente e se necessário acrescente mais sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 a 25 minutos.
Enquanto isso prepare as beterrabas da seguinte maneira: lave-as, descasque-as e corte-as em rodelas de mais ou menos 1,0 cm de espessura e depois corte as rodelas em tiras de mais ou menos 1,0 cm de largura.
Passado os 20 a 25 minutos de cozimento da carne, mantenha o fogo baixo, acrescente a beterraba, o chucrute, a água do chucrute e mais água quente, de modo que os ingredientes fiquem 3 dedos abaixo d’água. Mexa, experimente e se necessário coloque mais sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos.
Enquanto isso leve uma frigideira ao fogo baixo e coloque a farinha. Com uma colher de pau mexa devagar e sem parar até a farinha ficar na cor marrom claro. Neste ponto, e sem desligar o fogo, acrescente água aos poucos, sempre mexendo, até formar uma pasta bem mole (como uma manteiga). Desligue o fogo e acrescente 1 ou 2 xícaras de chá do caldo da sopa e mexa até esta pasta ficar completamente diluída (líquida, sem pelotas). Acrescente-a à sopa, mexa e cozinhe por mais 10 minutos ou até que o repolho e a beterraba estejam cozidos. Por fim, acrescente o creme de leite, mexa e desligue o fogo.

Dicas
Cuidado com o sal. Lembre que o chucrute e a sua água são bem salgados.
O ponto de cozimento também é importante. A carne deve ficar bem cozida, mas presa nos ossos e a beterraba e o repolho (chucrute) devem se conservar inteiros.
Importantíssimo escolher uma peça de costelinhas magras. Quando muito gordas em geral tem pouca carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário