quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pão doce de abobrinha

Ingredientes (para dois pães, forma: 22 x 10 e 6cm de altura)
3 xícaras de chá de farinha de trigo.
1 ½  xícara de chá de açúcar.
1 xícara de chá de nozes.
½ xícara de chá de uva passa.
4 colheres de chá de fermento em pó para bolo.
4 ovos.
2/3 xícara de chá de óleo.
2 abobrinhas italianas (cerca de 20cm de comprimento).
1 limão.
1 colher de sopa de margarina e 2 colheres de farinha de trigo (pra untar as formas).

Modo de fazer
Pique as nozes (tamanho grande). Reserve.
Lave o limão, seque-o e com um ralador raspe a casca superficial (não atinja a casca branca abaixo) a quantidade de 2 colheres de chá. Reserve. 
Lave as abobrinhas e corte a ponta perto do cabo. Se tiver algum “machucado” na casca raspe esse local. Pique-as em cubos de aproximadamente 1,5cm. Reserve.
 Em uma vasilha misture: a farinha de trigo, o açúcar, as nozes, as uvas passas e o fermento em pó.
Em outra vasilha misture: o óleo, a raspa de limão, as abobrinhas e os ovos (quebre-os em uma xícara, um a um, assim, se tiver um estragado você não perde os demais ingredientes).
Junte as duas misturas e mexa o suficiente para umedecer os ingredientes secos.
Unte duas formas de pão. Faça assim: passe um pouco de margarina no fundo e nas laterais das formas. Jogue uma colher de sopa de farinha de trigo em cada forma e chacoalhe para que a farinha grude na margarina. Se sobrar farinha vire a forma de boca pra baixo pra retirar o excesso de farinha. Divida a massa em duas porções, coloque-as nas formas, aqueça o forno e asse a 1800 por aproximadamente 30 minutos.

Dicas
Pra saber se os pães estão assados espete neles um palito de dente. Se sair limpo (sem massa grudada) estão assados.  Essa dica também vale para bolos.
Depois de assados podem ser congelados.

Dão excelentes torradas. Faça assim: depois de frio corte o pão em fatias de 1cm de espessura e forre o fundo de uma assadeira (não coloque uma fatia sobre a outra) e asse em forno a temperatura de 1800  por 10 a 15 minutos, até ficarem crocantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário