quinta-feira, 26 de março de 2015

Arroz (branco ou com ervas, tomate, batata, cenoura, brócolis...)


Há vários tipos de arroz e não é nosso objetivo discorrer sobre eles. Aqui vamos nos reportar ao arroz branco, o parceiro da dupla “arroz com feijão”. É aquele de grão longo e fino.

É importante saber que depois de cozido aumenta, em média, três vezes de volume.     

Ingredientes (para duas pessoas)

1  xícara de chá de arroz cru.
       2 xícaras de chá de água fervente.
       1 a 2 dentes de alho socados com 1 colher de chá de sal.
       1 colher de sopa de cebola picada (opcional).
       2 colheres de sopa de óleo.
       2 xícaras de chá de água.
       (Veja como descascar o alho e a cebola na postagem "Antes das receitas" de 24/03/2015). 

Modo de fazer:

Dependendo da marca que usar vai precisar escolher o arroz. Faça assim: esparrame-o sobre uma superfície limpa (a mesa, por exemplo) e retire tudo que não for arroz (pedaços de casca de arroz, sementes etc).

O passo seguinte é lavá-lo. Eu sempre lavo, mesmo para aquelas marcas que dizem não ser necessário. Faça assim: coloque o arroz dentro de uma vasilha e acrescente água o suficiente para deixá-lo dois a três dedos abaixo d’água. Coloque as duas mãos dentro da vasilha, pegue um punhado de arroz com uma das mãos e esfregue-o suavemente contra a outra mão. Solte este punhado, pegue outro e repita a operação até todo arroz ser esfregado. Jogue a água fora, com cuidado para não jogar o arroz junto, coloque água limpa, mexa e jogue a água fora.

Enquanto lava o arroz, coloque as 2 xícaras de chá de água para ferver.

O próximo passo é cozinhá-lo. Comece refogando os temperos. Leve a panela ao fogo, coloque o óleo e a cebola, mexa e quando a cebola murchar adicione o alho com sal e misture novamente. Aguarde alguns segundo até a mistura adquirir a cor marrom claro e então acrescente o arroz (coloca a cebola antes do alho porque ela precisa de um pouco mais de tempo no fogo, e cuidado para não queimar a cebola e o alho pois ficam com gosto amargo). Mexa o suficiente para envolver todo o arroz no tempero e adicione a água fervente. Mexa tudo novamente, experimente a água para acertar o sal a gosto. Cozinhe em fogo baixo, com a panela destampada. Quando a água reduzir pela metade tampe a panela mas deixe uma pequena abertura sem tampar para o vapor escapar. 
 Enquanto isso coloque 1 xícara de chá de água para ferver, pode ser que precise.
        Depois de 3 minutos destampe a panela e se a água já tiver secado experimente pra ver se o arroz está cozido. Se for necessário acrescente um quarto de xícara de chá de água fervente (se estiver quase bom) ou um pouco mais (se estiver meio duro). Continue o cozimento em fogo baixo e com a panela tampada por mais 2 minutos. Experimente mais uma vez e se necessário coloque mais água, até ficar cozido.

 Dicas

A quantidade de água que o arroz precisa para ser cozido varia de uma marca para outra. Seja qual for, de início utilize 2 porções de água fervente para cada porção de arroz. Se for preciso mais água para o cozimento, meça quanto utilizou. Depois que fizer arroz três ou quatro vezes, sempre a mesma quantidade e da mesma marca, saberá a quantidade extra de água que deverá utilizar, então, coloque toda a água necessária logo no início do cozimento.

Pode usar água fria, na proporção de 3 porções de água fria para 1 porção de arroz. O modo de preparo é o mesmo, só vai demorar um pouco mais pra cozinhar.

Há marcas que deixam o arroz “mais empapado”, ou seja, mais mole e grudento, também podem vir mais "sujos" (casca de arroz, sementes etc) ou com muitos grãos quebrados. Cabe a você ponderar sobre o “custo x benefício” e escolher a marca que julgar melhor.

Se não gosta de encontrar pedaços de alho no arroz, use o alho socado. Nesse caso vai precisar de um pilão (tem cerca de 20cm de tamanho, em geral de madeira ou metal). Nele coloque o alho e o sal e soque até virar uma pasta.

Sobras de arroz podem ser reaproveitadas, como veremos nas próximas postagens. Guarde-as na geladeira, em recipiente bem vedado.

Variações

A partir dessa receita pode-se variar usando alguns ingredientes. Segue algumas sugestões:

Arroz com ervas - acrescente meia xícara de chá de salsa picada, ou de coentro (não coloque os dois juntos pois o coentro mascara o gosto da salsa) quando a água estiver quase secando. Apenas espalhe sobre o arroz, sem mexer. Mexa quando for servir.

Puxado no alho - não coloque a cebola, somente o alho, 6 a 8 dentes grandes picados ou socados.

Com tomate - retire a pele (descasque, com uma faca bem afiada) e as sementes de 1 tomate e pique-o em pedaços pequenos. Acrescente-o após refogar os temperos, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 1 minuto até os pedaços ficarem parcialmente desmanchados. Acrescente o arroz e prossiga como já descrito.

Com batata inglesa ou batata baroa (mandioquinha salsa) - descasque e corte 1 batata inglesa em fatias de aproximadamente meio centímetro de espessura, ou 1 batata baroa em fatias de mais ou menos um centímetro de espessura. Acrescente a batata após refogar os temperos, em seguida o arroz e prossiga como já descrito. Se usar a batata inglesa, pode acrescentar salsinha picada ou coentro como no arroz com ervas. Já com a batata baroa essas ervas deixam o arroz um pouco “enjoado”, mas pode ser que você goste, experimente.

Com cenoura ou com brócolis - raspe a pele de uma cenoura média, pique-a em cubos pequenos (meio centímetro de tamanho) ou rale-a (no lado grosso do ralador). Quando o arroz estiver quase cozido (no ponto que não precisa mais de água e basta um ou dois minutos no fogo) coloque sobre ele a cenoura e não mexa. Mexa quando for servir.
       Com brócolis é a mesma coisa, utilize 1 xícara de chá de brócolis cru picados em tamanho bem pequenos.

Use sua criatividade e experimente outras combinações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário