sexta-feira, 27 de março de 2015

Sobrou arroz cozido? (arroz com ovo, arroz de forno, farofa de arroz, bolinho de arroz)


 
Sobrou arroz cozido? Coloque-o em recipiente bem vedado e guarde na geladeira. Reaproveite-o fazendo um prato diferente, com adição de outros ingredientes. É fácil de fazer além de “aumentar” a quantidade que sobrou. 

Arroz com ovo
       Ingredientes
       2 ou 3 xícaras de chá de arroz cozido.
       1 ou 2 ovos.
       2 fatias de presunto ou mortadela, ou peito de peru cortadas em tiras (opcionais).
       3 a 5 folhas de cebolinha picadas (opcional).
       1 colher de sopa de óleo ou azeite.
       1 colher de café de sal.

Modo de fazer
       Quebre os ovos, da seguinte maneira: quebre um, coloque-o em um pires, certifique-se que esteja bom e passe-o para um prato fundo. Faça a mesma coisa com o outro (sempre assim quando a receita pedir ovos porque podem estar estragados e só se percebe isso depois de quebrá-los, pois o cheiro é horrível). Acrescente o sal, a cebolinha e com um garfo mexa ligeiramente, não muito porque o objetivo não é homogeneizar essa mistura.

Leve ao fogo baixo uma panela de tamanho suficiente para receber todos os ingredientes, coloque o óleo ou azeite, acrescente os ovos mexidos e quando começar a endurecer mexa devagar, de modo que cozinhe em pedaços grandes. Em seguida acrescente o arroz, o presunto ou mortadela, ou peito de peru e misture tudo. Tampe a panela e cozinhe por 1 minuto, até o arroz ficar bem quente.


Arroz de forno
       Ingredientes
       3 ou 4 xícaras de chá de arroz cozido.
       1 cenoura pequena.
       2 tomates.
       2 pedaços de palmito cortados em rodelas de 1cm (em conserva).
       ½ xícara de chá de ervilhas (em conserva).
       1 colher de sopa de óleo ou de azeite;
       ½ xícara de chá de cheiro verde picado (cebolinha e salsa);
       1 dente de alho.
       1 colher de chá de sal.
       2 colheres de sopa de água (se necessário).
       1 ovo.
       6 a 8  azeitonas sem caroço.
       3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado grosso, ou fatias de mozarela.

Modo de fazer
       Coloque o ovo com casca em uma vasilha, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar por 10 minutos contados a partir do momento que a água ferver. Retire o ovo da água e deixe-o esfriar, o que demora cerca de quarenta minutos.

Enquanto isso raspe a pele da cenoura e corte-a em rodelas de mais ou menos dois milímetros de espessura. Depois corte as rodelas ao meio ou em quatro partes. Reserve-as.

Descasque os tomates, retire as sementes e pique-os em cubos de 1cm de tamanho. Reserve-os.

Leve ao fogo uma panela de tamanho suficiente para receber todos os ingredientes, coloque o óleo ou o azeite, o alho picado, o sal e refogue-o (até adquirir a cor marrom). Acrescente os tomates, mexa, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Experimente e acerte o sal a gosto. Junte as cenouras, o palmito e a ervilha e misture tudo. Se necessário acrescente a água (caso não tenha ficado com molho suficiente para envolver todos os ingredientes). Tampe a panela e cozinhe por 2 a 3 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, acrescente o arroz, o cheiro verde, misture tudo e passe para um refratário.

Descasque o ovo (bata com a casca, de leve, sobre uma superfície dura, até quebrá-la e retire-a), corte-o em rodelas e disponha-as sobre o arroz, assim como as azeitonas e finalize cobrindo com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 3 a 5 minutos. Sirva bem quente.

Dicas
       É importante que o tamanho do refratário seja compatível com a quantidade dessa mistura, de modo que “encha” todo o refratário até sua altura máxima. Se ficar muito raso pode ficar ressecado e o ideal é a mistura ficar úmida.   

 
Farofa de arroz
       Ingredientes
       3 ou 4 xícaras de chá de arroz cozido.
       1 ou 2 xícaras de chá de farinha de mandioca tipo “biju”.
       1 tomate.
       2 dentes de alho picados.
       1 colher de sopa de cebola picada.
       2 colheres de sopa de água.
       ½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsa e cebolinha).
       2 colheres de chá de sal.
       2 colheres de sopa de óleo.

Modo de fazer
       Descasque o tomate, retire as sementes e corte em cubos pequenos (0,5cm de tamanho). Reserve.

Leve ao fogo uma panela de tamanho suficiente para receber todos os ingredientes. Coloque o óleo, a cebola, um pouco do sal e quando a cebola murchar acrescente o alho, misture e espere dourar (ficar na cor marrom claro). Acrescente o arroz, mexa, coloque a água, mexa novamente, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Acrescente a farinha, misture com o arroz e cozinhe por 1 minuto em fogo baixo e mexendo pra não pegar na panela. Desligue o fogo, acrescente o tomate picado, o cheiro verde, o restante do sal, misture tudo, experimente e se necessário acrescente mais sal, tampe a panela e espere 1 minuto antes de servir (pra “amolecer” o tomate).

 
Bolinho de arroz
       Ingredientes (6 a 8 bolinhos)
       3 a 4 xícaras de chá de arroz cozido.
       1 ovo.
       ½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsa e cebolinha).
       1 colher de chá de sal.
       1 colher de café de pimenta do reino (opcional).
       1 colher de sopa de farinha de trigo.
       Óleo para fritar.

Modo de fazer
       Coloque o arroz em uma vasilha, junte o cheiro verde, o sal, a pimenta e misture. Acrescente o ovo (quebre-o à parte pra ver se não esta estragado), misture tudo, acrescente a farinha e misture novamente.

Leve uma panela ao fogo e coloque óleo o suficiente para mergulhar os bolinhos que serão do tamanho de uma colher de sopa.  Quando o óleo estiver bem quente (mas sem sair fumaça), comece a fritar os bolinhos. Faça assim: pegue uma colherada da mistura e com outra colher com a concavidade voltada para baixo, “alise” a mistura que esta na colher de modo a formar um bolinho. Pode fritar mais de um por vez, e a quantidade vai depender do tamanho da panela. Depois de fritos coloque em papel toalha pra absorver o excesso de óleo.

 Variação
        Ao invés de fritar por imersão, pode grelhar. Nesse caso, o ideal é usar uma frigideira antiaderente. Leve-a ao fogo e coloque uma colher de sopa de óleo. Quando o óleo estiver quente (não muito senão queima) coloque os bolinhos que neste caso devem ser no formato de um hambúrguer (redondos e chatos - coloque uma colherada na frigideira e com a colher molde a mistura no formato do hambúrguer). Cozinhe por 2 minutos em fogo baixo, vire e cozinhe o outro lado por mais 2 minutos.      

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário