segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Abobrinha recheada


Ingredientes (para três a quatro pessoas)
       3 abobrinhas italianas (cerca de 15 a 18cm cada).
       Sal.

Para o recheio
       3 colheres de sopa de arroz cru.
       5 colheres de sopa de carne bovina moída.
       1 colher chá de sal.
       ½ xícara de chá de salsinha picada.
       8 a 10 folhas de hortelã picada.
       1 pitada de pimenta síria ou de canela em pó.
   
       Para o molho
       5 tomates maduros.
       2 dentes de alho socados com 2 colheres de chá de sal.
       ½ xícara de chá de cebola picada.
       2 colheres de sopa de óleo.
       Suco de tomate (se necessário).
 
(Veja como descascar o alho, a cebola, o que usar da salsinha na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

Modo de fazer
       Lave as abobrinhas e retire as pontas. Caso tenha alguma parte amassada na casca, raspe esta parte. Corte cada abobrinha em 3 partes. Cave cada parte, retirando o miolo, de modo a formar um “copinho” (que vai receber o recheio, por isso não pode “furar” na base). Coloque dentro de cada “copinho” uma pitada de sal, espalhe-o com o dedo e deixe os copinhos com a “boca” pra cima.

       Prepare o molho:
       Lave os tomates e retire a pele (pode fazer isso descascando-os ou, ferva água em quantidade suficiente para mergulhar os tomates, faça um corte em cruz na ponta oposta à do cabinho, desligue o fogo e mergulhe-os na água fervente por 2 a 3 minutos. Retire da água e descasque-os; a maior parte da pele sai facilmente, o que sobrar tire com a faca). Corte-os as meio, e, se tiver uma parte esbranquiçada no meio, retire-a. Pique os tomates em pedaços pequenos. Reserve.
      Leve uma panela ao fogo baixo, coloque o óleo, a cebola e quando essa “murchar” coloque o alho com sal. Mexa e quando ficarem na cor marrom claro coloque o tomate picado. Mexa, conserve o fogo baixo, tampe a panela e cozinhe por 2 minutos. Destampe a panela, experimente e, se necessário, acrescente mais sal. Tampe a panela, mantenha o fogo baixo e cozinhe por mais 5 a 6 minutos (mexendo de vez em quando) até os tomates ficarem parcialmente desmanchados. A abobrinha será cozida nesse molho, então precisa ter “liquido”. Se for necessário acrescente um pouco de suco de tomate, um pouco mais de sal e cozinhe por mais 2 a 3 minutos em fogo baixo e com a panela tampada.

Prepare o recheio:
Escolha o arroz e lave-o (se não souber como fazer, veja a postagem “Arroz” de 26/03/2015). Coloque todos os ingredientes do recheio em um recipiente e misture bem. Experimente e, se necessário coloque um pouco mais de sal. Reserve.
Recheie as abobrinhas:
       Vire cada “copinho” de abóbora de “boca” pra baixo pois o sal faz com que crie água dentro. Vire-os de boca pra cima e em cada um deles coloque um pouco do recheio, mas não "soque" pois o arroz precisa de espaço para cozinhar.
 
       Cozinhe:
Coloque os copinhos, lado a lado, em uma panela, de modo que fiquem bem "apertadinhos" pra não “virarem” durante o cozimento. Coloque o molho dentro, mas com cuidado para não cair dentro dos copinhos,  e devem ficar 2 dedos abaixo da "boca" dos copinhos pois assim que levantar fervura o molho não entra dentro do recheio. Cozinhe em fogo baixo e com a panela destampada por 20 a 25 minutos. Antes do final do cozimento, regue-os com um pouquinho do molho.

Dicas 
       Ao comprar abobrinhas escolha as que estiverem bem firmes (duras). As moles estão murchas, não são saborosas e ficam com textura ruim depois de cozidas.
       Cuidado com o sal, pois ele está presente em todas as etapas: na abobrinha crua, recheio, molho.
       O tomate tipo “Débora” é indicado, pois solta bastante água durante o cozimento, mas é importante estarem bem maduros.
       Importantíssimo que a panela onde for cozinhar os “copinhos”  seja de tamanho que acomode todos eles “bem juntos” para que não “tombem” durante o cozimento.
       A quantidade de molho deve ficar 2 dedos abaixo da "boca dos copinhos”, assim quando ferver não entra dentro.
       Importantíssimo também não “socar” o recheio dentro dos copinhos pois o arroz “cresce” ao ser cozido e se tiver “socado” vai ficar “duro”.
       Apesar de várias dicas que devem ser observadas, é um prato simples de ser feito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário