segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Polenta (com ou sem panela de pressão)


       Vamos ver 2 receitas: sem panela de pressão (Receita I) e com  panela de pressão (Receita II).

       Ingredientes (para quatro pessoas) – (Receita I)
       2 xícaras  de chá de fubá fino.
       8 xícaras de chá de água.
       1 colher de sopa de sal.
       4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional).
       2 colheres de sopa de manteiga (opcional).

       Modo de fazer
       Pegue uma panela de tamanho que caibam todos os ingredientes com folga pois vai precisar mexer. Coloque a água e acrescente o sal. Com uma colher de pau em uma mão, vá mexendo a água, e com a outra mão, pegue um punhado de fubá e vá soltando aos poucos, num fio constante. Acrescente todo o fubá dessa maneira. Experimente e se necessário acrescente mais sal. Acenda o fogo (alto) e mexa até a água começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 40 minutos, mexendo sempre com a colher. Durante o cozimento pode espirrar por isso é importante manter o fogo baixo. A polenta estará pronta quando  formar “um cascão” no fundo e laterais da panela. O ponto você decide. Se gostar bem consistente, deixe mais tempo no fogo, mas sempre mexendo.
       Depois de pronta acrescente o queijo parmesão e a manteiga e misture vigorosamente até que derretam. Coloque em um refratário. Pode servir frio ou quente.

  
       Ingredientes (para seis pessoas) – (Receita II)
      1 e ½ litro de água.
      250 gr. de fubá fino.
      1 colher  de sopa de sal.
      5 colheres  de sopa de queijo parmesão ralado (opcional).
      2 colheres de sopa de manteiga (opcional).

      Modo de fazer
      Coloque a água na panela de pressão e acrescente o fubá do mesmo modo que na Receita I. Experimente e se necessário acrescente mais sal. Acenda o fogo (alto) e mexa até a água ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo (fogo mínimo) e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente (não coloque a panela sob a água pois além de ser perigoso pode danificar a panela), acrescente a manteiga e o queijo e mexa vigorosamente, até dissolverem. Passe para um refratário e sirva quente ou frio.
      Nessa receita a polenta fica mole. Se gostar mais dura, cozinhe um pouco mais (sempre mexendo), depois que tirar da pressão.

     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário