quinta-feira, 7 de abril de 2016

Salada de catalonha, almeirão, escarola: como retirar o amargo das folhas

A catalonha (ou catalônia) é a mais amarga das três. Em seguida vem o almeirão (há vários tipos, em geral todos com um pouco de amargor, sendo que o “listrado” ou “japonês” é o menos amargo de todos).
O que também aumenta o amargo destas hortaliças é quando as folhas estão “mais velhas” e a nervura central (”talo”) é mais larga.

Como fazer
Separe a quantidade de folhas que for consumir.
Lave-as.
Para a catalonha e almeirão retire parte da nervura central “talo”. Faça assim: com uma das mãos segure com os dedos polegar e indicador na metade do talo (mais ou menos na parte central da folha). Com a outra mão, também com os dedos polegar e indicador, corte (com as unhas) o talo neste ponto e puxe-o para a extremidade que ele é mais grosso. Se achar complicado use uma faca.
Coloque uma folha sobre a outra e enrole como um charuto (sem apertar muito para não amassar as folhas). Corte o charuto no sentido transversal, na espessura que desejar. Depois de picado coloque numa vasilha com água o suficiente para cobrir tudo que foi picado, mexa e jogue a água fora (vai sair uma água verde). Repita o processo mais uma ou duas vezes.
Depois é só retirar toda a água e temperar, como sugerido na postagem “Salada de folhas verdes: segredo do tempero” de 09/06/2015.
Para a escarola não precisa tirar a nervura central. As folhas do miolo da “cabeça” são mais tenras e menos amargas.   

Dicas
Para retirar bem o amargo da catalonha ou almeirão “velho” deixe-os na ultima troca de água pelo menos ½ hora antes de temperar. E depois que retira-los desta água passe-os rapidamente em outra água.
Quanto mais fino picar, mais amargo vai sair. 
Se não se importar com um pouco de amargo, não retire a nervura central.
Se for refogá-las, também vale essa dica de como retirar o amargo.

Um comentário: