quinta-feira, 31 de março de 2016

Bacalhau no azeite e alho


Ingredientes (para duas pessoas)
       2 lombos (postas) de bacalhau “gadus moruha”, dessalgadas, sem espinhos e com a pele.
       1 ½ xícara de chá de azeite.
       1 xícara de chá de salsinha picada.
       5 dentes de alho.
       (Veja como descascar o alho e o que usar da salsinha na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).


 Modo de fazer
        Escolha uma panela onde as postas de bacalhau possam ficar dispostas lado a lado com um pouco de folga, mas não muito.
        Descasque e pique o alho em fatias não muito finas. Reserve.
        Leve a panela com o azeite ao fogo médio e quando aquecer coloque o alho. Assim que começarem a dourar retire-os e reserve. Nesse azeite coloque o bacalhau, com a pele voltada para baixo e cozinhe por 30 a 40 minutos em fogo baixo e com a panela destampada. Durante o cozimento, a cada 3 a 5 minutos, mexa levemente a panela de modo a movimentar as postas. Nesse processo a gordura que existe entre a pele e a carne do peixe aos poucos vai se soltando e se incorporando ao azeite que ficará cremoso. Quando estiver bem cremoso vire as postas, deixando a parte com a pele para cima, adicione 1 xícara de chá de água, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por mais 7 a 10 minutos.
        Retire as postas do azeite e coloque-as com a pele voltada para baixo. Não desligue o fogo, destampe a panela e assim que o azeite ficar cremoso adicione a salsinha picada e cozinhe por mais 1 a 2 minutos.  Regue as postas com esse molho e sobre elas distribua as fatias de alho.


Dicas
       Para essa receita o peixe indicado é o gadus morhua (veja a postagem " Bacalhau: como identificar os peixes, dessalgar e congelar, de 21/03/2016"). É o único que depois de cozido se desfaz em “pétalas”, importante para que o molho adentre pela carne.
      Tamanho ideal para os lombos (postas): 4 a 6 cm de altura, 12 a 14 cm de comprimento e  6 a 7 cm de espessura.]
      A panela tem que ser de tamanho adequado. As postas devem ficar mergulhadas no azeite e ter um pouco de folga para que se possam movimentar. Processo fundamental nessa receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário