quarta-feira, 1 de abril de 2015

Feijão (simples ou com linguiça, paio, costelinha de porco, carne de sol, legumes...)


Assim como o arroz, também existem vários tipos de feijão. Mas o nosso propósito é o feijão em caldo, da dupla “feijão com arroz”, onde os tipos mais comuns são: preto, mulatinho, carioquinha e rosinha.

 É importante saber que depois de cozidos dobram de volume.

Feijão em caldo
       Ingredientes (para duas pessoas)
       1 xícara de chá de feijão.
       3 dentes de alho picados.
       2 colheres de chá de sal.
       2 colheres de sopa de cebola ralada (opcional).
       2 colheres de sopa de óleo.
       (Veja como descascar o alho e a cebola na postagem "Antes das receitas" de 24/03/2015).

Modo de fazer
       Assim como no arroz, o feijão será escolhido e lavado.

Coloque o feijão sobre uma superfície limpa e retire tudo que não for feijão. Dependendo da marca pode vir mais ou menos “sujo”, inclusive com pedaços de pedra ou terra.

Depois de escolhido lave-o, assim como fez com o arroz. Coloque-o em uma vasilha e cubra-o com água. Com as duas mãos dentro da vasilha pegue um punhado de feijão com uma das mãos e esfregue-os entre as mãos. Solte este punhado, pegue outro e repita o processo até que todo feijão seja lavado. Jogue a água fora. Coloque água limpa e mexa e jogue-a fora. Duas trocas de água serão suficientes.

Passo seguinte é deixá-lo de molho. Coloque-o em uma vasilha e cubra com 4 xícaras de água. Deixe-o de molho à noite para ser cozido no almoço do dia seguinte. Essa etapa é importante para eliminar as toxinas do feijão (provoca gases) além do cozimento ser mais rápido. Se preferir pode cozinhá-lo sem deixar de molho, porém o cozimento será mais demorado. 

Para cozinhá-lo recomenda-se uma panela de pressão porque é mais rápido. Coloque o feijão na panela e acrescente água fria, sendo 3 xícaras de chá se ficou de molho ou 5 xícaras de chá se não ficou de molho. Tampe a panela e assim que pegar pressão abaixe o fogo. Cozinhe por 10 minutos (se ficou de molho) ou 35 minutos (se não ficou de molho), desligue o fogo, espere a pressão sair e experimente pra ver se está cozido. Se precisar de mais cozimento, verifique se não precisa colocar mais água, e cozinhe por mais 5 minutos, desligue a panela, espere a pressão sair e experimente.

Depois de cozido, o próximo passo é temperá-lo. Leve uma frigideira ao fogo baixo, coloque o óleo, depois a cebola, o alho e o sal, exatamente como fez ao preparar o arroz, mexa e  quando a mistura adquirir a cor marrom claro, retire do fogo e adicione-a ao feijão. Mexa bem, esmagando um pouco dos feijões contra a parede da panela (importante para deixar o caldo mais grosso). Experimente e acerte o ponto do sal. Ferva em fogo baixo e com a panela destampada por 2 a 3 minutos. Caso tenha ficado com caldo demais, não se desespere, ferva por mais tempo, com a panela destampada, até reduzir.

Dicas

Se não for consumir todo o feijão cozido, tempere uma porção e o restante guarde na geladeira (em recipiente bem fechado) ou congele, mas sem temperar. O feijão fica muito mais saboroso quando temperado na hora de ser consumido.

Também pode socar o alho com o sal (em pilão, como descrito para o arroz) ao invés de picá-los.

Há marcas que não dão caldo grosso, por mais que se cozinhe ou “amasse” os grãos. Avalie o custo x benefício e escolha a marca que julgar mais adequada.
 
       Variações

Assim como o arroz, algumas alterações nesta receita básica podem mudar bastante este prato.

Com pedaços de linguiça, paio, costelinha de porco defumada ou carne de sol (charque) - adicionar a carne quando colocar o feijão para cozinhar, para serem cozidos juntos. Nesse caso, quando for temperar não use sal. Lembre-se que essas carnes são salgadas e que a carne de sol (charque) deve ser lavada antes de ser colocada no feijão.

Com legumes - após temperar o feijão, coloque pedaços grandes de chuchu, ou abóbora, pra que cozinhem dentro do feijão já temperado. Neste caso pode ser necessário adicionar um pouco mais de sal e água.

Com mais temperos - acrescentar um tomate picado, sem pele e sementes, ao refogado de cebola e alho e também uma folha de louro. Pode-se juntar a eles cebolinha verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário