terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dicas para comprar e guardar legumes, verduras e frutas


Não compre mais do que vai consumir. É desperdício de dinheiro e de recursos naturais.

As compras semanais são mais indicadas, estará sempre consumindo produtos frescos.

Não compre sempre as mesmas coisas, mesmo que goste. Alimentação saudável exige comer de tudo um pouco.

Lave tudo que puder antes de guardar: laranja, limão, abacate, mamão, melão, tomate, maçã, pera etc. Reserve uma esponja e escova na cozinha apenas para isso e lave com um pouco (algumas gotas) de detergente. Depois enxague bem, seque e guarde.

Ao comprar batatas, ou outro legume, escolha unidades de tamanhos semelhantes. Facilita o preparo de muitas receitas, pois tamanho semelhante cozinha/assa em tempos iguais.
Cebola: precisa estar durinha. Prefira os tamanhos médios. Se sobrar, guarde na geladeira, em recipiente fechado.

Berinjela: quanto mais leve, melhor. Terão mais polpa e menos sementes. Quando frescas são brilhantes e durinhas.

Pepinos: os frescos também são durinhos. O tipo japonês (comprido e fino e de cor verde escuro), geralmente começa a ficar mole (murcho) pelas pontas. O tipo caipira (mais curto e de cor verde claro), quanto mais grosso, mais semente tem.

Tomates: há vários tipos, os mais comuns são: italiano (mais comprido), não é tão ácido e não solta tanta água ao fazer molho. É bom pra salada e molhos. O Débora (mais arredondado), é mais aguado, mais ácido. O cereja (pequeno), tem  baixa acidez, é bom pra salada.

Brócolis: o de maço, ramoso, é fresco se estiver bem verdinho, com as folhas tenras e com os buquês fechados. Quando os buquês começam abrir (flores amarelas) é sinal que não está bom. Já o outro tipo (de cabeça, como uma couve-flor), os buquês precisam estar limpos e sem manchas escuras.

Cenoura, mandioquinha salsa: olhe bem as pontas, se estiverem moles ou com sinal que foram cortadas é porque já começaram a estragar.

Mandioca: se tiver descascada, verifique se não apresenta listas escuras ou azuladas, sinal que não cozinhará bem. Se estiver com casca...tem que confiar no fornecedor.

Maçã: quando fresca é durinha, de casca brilhante e está com o “cabinho”.

Laranja: quanto mais pesada, mais suco tem. As que apresentam casca mais grossa (tipo enrugada) perto do “cabo” em geral estão parcialmente secas por dentro. 

Repolho: a cabeça deve estar bem fechada e durinha. Aperte levemente (com o dedão) a parte superior oposta ao cabo e vai perceber se esta bem durinha.

Abobrinha: tem que estar bem firme (durinhas) e com a casca brilhante. Abobrinha murcha não tem gosto bom.

Chuchu: quando fresco são bem firmes (durinhos) e com casca brilhante. Prefira os de tamanho médio pra pequeno. Muito grande pode estar duro (fibroso). Alguns até mostram sinal que estão “brotando” (olhe na extremidade oposta ao cabo).

Pimentão, pimentas: devem estar firmes (durinhos) e com a casca brilhante.
Temperos: salsinha, cebolinha, manjerona, hortelã etc.: devem estar com as folhas verdes, viçosas. Geralmente vem com algumas folhas estragadas. Descarte-as para que não estraguem as outras.
         Verduras de folhas: devem estar com as folhas inteiras. As amassadas, quebradas, deverão ser descartadas. Olhe bem, avalie se não vai ter que descartar muitas folhas.

       Tudo pode ser guardado na geladeira e pra que durem dias sem estragar devem estar secos. Coloque em saco plástico, apropriado pra isso, bem vedado.
       As verduras de folhas, depois de ensacadas, aperte o saco (delicadamente) pra retirar um pouco do ar de dentro do saco e feche. Isso ajuda a conservá-las por mais tempo sem estragar. 

       Sobrou meio limão: coloque num pires, com a parte cortada apoiada sobre ele, e guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário