terça-feira, 18 de agosto de 2015

Torta de mandioca com palmito e legumes


     Ingredientes (para refratário 28 x 22cm)
             Para a massa
             750gr. de mandioca.
             3 dentes de alho socados com 3 colheres de chá de sal.
             ½ cebola pequena cortada em pedaços pequenos (o máximo que conseguir).
             1 colher de sopa de manteiga.
             1 xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha).
             (Veja como descascar o alho e a cebola e o que usar da salsinha e cebolinha na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

      Ingredientes
             Para o recheio
             1 vidro grande de palmito.
             1 abobrinha “menina” (25cm de tamanho).
             1 berinjela (20cm de tamanho).
             2 tomates.
             2 colheres de sopa de óleo.
             2 dentes de alho socados com 1 colher de chá de sal.
             ½ cebola pequena picada (o máximo que conseguir).
             ½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha).
             ½ pimenta dedo de moça picada (opcional).
             1 colher de sopa de amido de milho.

      Ingredientes
      Para a montagem
             Azeite.
             Queijo cremoso.

      Modo de fazer – massa
             Conforme descrito na receita “Sopa de mandioca” (postada em 22/06/2015), se tiver que descascar a mandioca faça assim: lave-a para retirar a terra. Corte-a, no sentido perpendicular ao comprimento, em pedaços de 5 a 8 cm de tamanho. Descasque-a retirando a casca fina superficial de cor marrom e a imediatamente abaixo, de cor branca, assim: faça um corte na profundidade das 2 cascas e desgrude-as (as duas juntas), com auxílio da faca. Quando a mandioca é colhida no tempo certo as cascas saem facilmente. Se não desgrudarem, descasque-a com a faca. Depois de descascadas corte-as ao meio, no sentido do comprimento, coloque todos os pedaços numa panela, cubra-os com água de modo que ultrapasse 3 a 4 dedos acima dos pedaços, adicione 1 colher de sobremesa de sal e cozinhe em fogo alto e com a panela destampada. Se for colhida no tempo correto, 10 minutos após a água ferver é suficiente para cozinhá-la, mas se for “velha” demora o dobro do tempo ou até mais. É importante que a mandioca fique bem cozida. Depois de cozida retire-a da água, coloque num escorredor para escorrer o excesso da água, retire o “fio” duro que fica no meio dos pedaços, nos sentido do seu comprimento e, antes que esfrie, passe os pedaços por um espremedor. Reserve.
            Enquanto a mandioca esfria, prepare o recheio.
 
     Modo de fazer - recheio
            Corte o palmito em rodelas de 1,5 a 2,0 cm de espessura e caso encontre pedaços duros, descarte-os. Reserve.
            Lave a abobrinha, retire as pontas e se tiver algum “amassado” na casca, raspe-a nesse lugar. Corte-a em pedaços de tamanho aproximado ao do palmito e descarte as sementes que, nesse tipo de abobrinha, ficam na parte da “cabeça” (parte arredondada). Reserve.
            Lave a berinjela e corte a ponta perto do “cabo”. Corte a berinjela em pedaços um pouco maior aos da abobrinha. Reserve.
            Lave os tomates, descasque-os, corte-os ao meio e retire, se tiver, a parte esbranquiçada e dura que fica no meio do tomate, perto do “cabo”. Pique-o em pedaços pequenos. Reserve.
            Leve uma panela ao fogo baixo, coloque o óleo e a cebola e quando esta murchar acrescente o alho socado com sal. Mexa e quando a cebola e o alho ficarem na cor marrom claro, acrescente os tomates picados. Mexa, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 5 a 8 minutos até os tomates ficarem parcialmente desmanchados, então, acrescente o palmito picado, mexa, mantenha o fogo baixo e cozinhe por 10 minutos, com a panela tampada. Experimente e se necessário acrescente mais sal, coloque a abobrinha e a pimenta. Mexa, mantenha o fogo baixo e cozinhe por 5 a 8 minutos com a panela tampada. Experimente se é necessário mais sal e nesse ponto a abobrinha deve estar “al dente” (cozida mas dura). Acrescente a berinjela, mexa delicadamente para não quebrar os pedaços de palmito e abobrinha e cozinhe por mais 5 minutos. Se tiver muito molho quando colocar a berinjela, cozinhe sem tampar a panela para reduzir o molho.
         Dissolva o amido de milho em ¾ de xícara de chá de água e acrescente ao refogado, mexa delicadamente para não desmanchar os pedaços de palmitos e legumes, mantenha o fogo baixo e cozinhe por mais 2 a 3 minutos, até o amido cozinhar e formar um molho “aveludado” e encorpado. Acrescente o cheiro verde, desligue o fogo e passe para outro recipiente para que esfrie mais rápido.  

   Enquanto o recheio esfria, volte a trabalhar na massa.

   Junte à mandioca os demais ingredientes: alho socado com sal, cebola picada, cheiro verde e a manteiga. Misture, experimente e se necessário acrescente mais sal. Reserve.

   Montagem
          Unte o refratário com bastante azeite (passe azeite no fundo e nas laterais do refratário). Divida a massa de mandioca em 3 partes. Use 2 partes para forrar o fundo e as laterais do refratário,  tendo o cuidado de não ficar com “furos” para que o recheio não escape.  
           Coloque o recheio, sem “apertar”. Cubra com a outra parte da massa e para cobrir sem “apertar” o recheio, faça assim: peque um pouco da massa de mandioca e abra-a com as mãos, coloque-a sobre o recheio, pegue outra porção, faça a mesma coisa e coloque-a ao lado da anterior, e assim sucessivamente até cobrir todo o recheio. Sobre ele coloque o requeijão cremoso, também sem “apertar” formando uma camada de no máximo 1cm de espessura.
           Leve ao forno a 1800, pré-aquecido, por 20 a 30 minutos.

     Dicas
           Se comprar mandioca descascada verifique se ela não apresenta listas finas, como um fio, na cor escura e no sentido do comprimento. Sinal que é “velha” e não vai cozinhar bem.
           Depois de descascada pode congelar. Seque os pedaços e enrole em plástico filme ou coloque em saco plástico bem vedado.
           Se comprar com casca, descasque-as no mesmo dia pois estragam fácil.
           Palmito “duro” é fibroso e não adianta cozinhar, vai continuar fibroso.
           Prefira o tomate italiano, solta menos água ao ser refogado.
           É importante usar a abobrinha tipo “menina”, que é mais consistente (dura).
           Ao comprar a berinjela escolha a mais leve. Quanto mais leve, menos sementes e quanto menos sementes, melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário