sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Feijoada vegetariana


Ingredientes (para quatro pessoas)
       1 e ½  xícara de chá de feijão branco.
       5 dentes de alho socados com 1 colher de sobremesa de sal.
       ½ xícara de chá de cebola picada.
       2 colheres de chá de sal.
       2 cenouras (15cm de tamanho cada) ou abóbora cabotiá.
       1 abobrinha menina (30cm de tamanho).
       2 chuchus (10cm de tamanho cada um).
       1 batata (10cm de tamanho).
       1 berinjela (18cm de tamanho).
       15 a 20 vagens.
       2 tomates italianos.
       5 colheres de sopa de óleo.
       3 folhas de louro.
       (Veja como descascar o alho e a cebola na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

Modo de fazer
       Primeiro cozinhe o feijão, que segue os mesmos procedimentos descritos na postagem “Feijão” de 01/04/2015, que são:
       Coloque o feijão sobre uma superfície limpa e retire tudo que não for feijão. Dependendo da marca pode vir mais ou menos “sujo”, inclusive com pedaços de pedra ou terra.
       Depois de escolhido lave-o. Coloque-o em uma vasilha e cubra-o com água. Com as duas mãos dentro da vasilha pegue um punhado de feijão com uma das mãos e esfregue-os entre as mãos. Solte este punhado, pegue outro e repita o processo até que todo feijão seja lavado. Jogue a água fora. Coloque água limpa, mexa e jogue-a fora. Duas trocas de água serão suficientes.
       Depois de lavado coloque-o para cozinhar. Leve uma panela de pressão ao fogo alto, coloque o feijão e 8 xícaras de chá de água fria. Tampe a panela e quando pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 a 25 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente (não coloque a panela debaixo d’água, é perigoso e pode estragar a panela).
        Enquanto isso prepare o tempero do feijão. Leve uma panela ao fogo baixo, acrescente 3 colheres de sopa de óleo, coloque a cebola, mexa e quando esta ficar na cor marrom claro coloque metade do alho socado com sal. Mexa e quando o alho também ficar na cor marrom claro desligue o fogo e coloque este tempero no feijão mais as folhas de louro. Mexa, experimente se precisa colocar mais sal e se o feijão está cozido. Se for necessário cozinhe por mais 5 a 10 minutos sob pressão e em fogo baixo. Desligue a panela, espere a pressão sair naturalmente e experimente se ficou cozido. Se precisar repita o processo por mais 5 a 10 minutos até ficar cozido. É importante os grãos ficarem inteiros e cozidos.
       Enquanto cozinha o feijão, prepare os legumes e aqui vale lembrar que o tamanho indicado para cada um não deve ser considerado com exatidão, é apenas para dar ideia de quantidade.
       Lave os tomates e corte-os ao meio, no sentido do comprimento e depois corte-os em pedaços de 2 a 3 cm de tamanho. Reserve.
       Lave a batata, descasque-a e corte-a em 4 partes, no sentido do comprimento. Divida cada parte em 3 pedaços. Reserve.
       Lave as cenouras, raspe a casca e corte-as em rodelas com 2cm de espessura. Reserve.
       Se optar por não usar cenoura e sim abóbora cabotiá, lave-a e corte 12 a 15 pedaços de tamanho aproximado aos da batata. Não é necessário retirar a casca da abóbora. Reserve.
       Lave a abobrinha menina e utilize apenas a parte do “pescoço”, que não tem semente. Corte-o em tamanho aproximado ao da batata. Reserve.
       Lave os chuchus e descasque-os, lembrando que ele solta uma “cola” e pra ela não grudar nas mãos, descasque-os dentro d’água ou lave-os enquanto descasca. Corte-os em tamanho aproximado ao da batata. Não é necessário retirar o “miolo”. Reserve.
       Lave as vagens uma por uma, esfregando-as com os dedos para retirar toda a sujeira. Dependendo do tipo de vagem pode ter um “fio” duro nos dois lados, no sentido do comprimento, e será necessário retirá-lo. Faça assim: corte uma das pontas da vagem de modo que um dos lados dessa ponta fique preso na vagem; puxe essa ponta que ficou presa para baixo e o cordão sairá. Faça a mesma coisa na outra ponta pra retirar o outro cordão. Corte-as em 3 pedaços. Reserve.
       Lave a berinjela e corte a ponta perto do cabo. Corte-a ao meio, no sentido do comprimento e depois cada parte em pedaços com 3 a 4 cm de tamanho. Não é necessário descasca-la. Reserve.
       Leve uma panela ao fogo baixo, de tamanho suficiente para receber, com folga,  todos os legumes, o feijão e o caldo. Nela coloque o restante do óleo e do alho socado com sal e quando este ficar na cor marrom claro coloque o tomate, as 2 colheres de chá de sal e aumente o fogo. Mexa e cozinhe com a panela destampada e mexendo de vez em quando, para não queimar, até o tomate ficar parcialmente desmanchado. Continue com o fogo alto, coloque a batata e mexa para que fique envolvida no tomate. Cozinhe por 3 a 5minutos, mexendo de vez em quando pra não grudar no fundo da panela. Em seguida vai acrescentado os demais legumes, a intervalos de 3 a 5 minutos entre eles, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela, na seguinte ordem: cenoura mais a vagem, depois a abobrinha, depois o chuchu, depois a abóbora cabotiá (se não utilizou cenoura). Depois de todos os legumes "parcialmente refogados" adicione o caldo do feijão, mexa e experimente se é necessário acrescentar mais sal. Abaixe o fogo, cozinhe por 5 a 10 minutos, experimente se precisa acrescentar mais sal e se todos os legumes estiverem cozidos acrescente a berinjela e o feijão. Mexa, continue com o fogo baixo e cozinhe por mais 5 minutos ou até a berinjela ficar cozida.

Dicas
       É importante observar a ordem de colocação dos legumes, que segue o tempo que precisam para cozinhar. Quem demora mais, vai primeiro.
       Também é importante “refogá-los parcialmente" antes de colocar o caldo do feijão. E durante o refogado, manter o fogo alto e a panela destampada.
       Lembrar que a berinjela, por ser de rápido cozimento, será colocada por ultimo, junto com o feijão. 
       A cenoura e a abóbora cabotiá são adocicadas. Se colocar as duas corre o risco da feijoada ficar enjoada.
O sal deve ser colocado aos poucos, e sempre experimentando, para não salgar demasiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário