quarta-feira, 8 de julho de 2015

Creme de mandioca


       Ingredientes (para duas ou três pessoas)
             ½ Kg de mandioca.
             2 tomates.
             1 colher de sopa de óleo.
             3/4 de xícara de chá de bacon picado (opcional).
             3 dentes de alho socados com 2 a 3 colheres de chá de sal.
             1/2 cebola pequena cortada em pedaços pequenos (o máximo que conseguir).
             3/4 de xícara de chá de coentro picado ou 1 xícara de chá de salsinha picada).
             (Veja como descascar o alho, a cebola e o que usara da salsinha na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

       Modo de fazer
              Conforme descrito na receita “Sopa de mandioca” (postada em 22/06/2015), se tiver que descascar a mandioca faça assim: lave-a para retirar a terra. Corte-a, no sentido perpendicular ao comprimento, em pedaços de 5 a 8 cm de tamanho. Descasque-a retirando a casca fina superficial de cor marrom e a imediatamente abaixo, de cor branca, assim: faça um corte na profundidade das 2 cascas e desgrude-as (as duas juntas), com auxílio da faca. Quando a mandioca é colhida no tempo certo as cascas saem facilmente. Se não desgrudarem, descasque-a com a faca.
             Depois de descascadas corte-as ao meio, no sentido do comprimento, coloque todos os pedaços numa panela, cubra-os com água de modo que ultrapasse 3 a 4 dedos acima dos pedaços, adicione 1 colher de sobremesa de sal e cozinhe em fogo alto e com a panela destampada. Se for colhida no tempo correto, 10 minutos após a água ferver é suficiente para cozinhá-la, mas se for “velha” demora o dobro do tempo ou até mais. É importante que a mandioca fique bem cozida.
             Enquanto isso lave os tomates, corte-o ao meio, retire a parte esbranquiçada e dura que normalmente tem no meio do tomate e pique-o em pedaços de 0,5cm de tamanho. Reserve.
                Depois da mandioca cozida retire-a da água, deixe esfriar um pouco e com um  garfo  retire o “fio” duro que fica numa das partes (ou nas duas) dos pedaços. Bata a mandioca  no liquidificador com 3 xícaras de chá de água. Reserve.
             Leve uma panela ao fogo baixo, coloque o óleo, o bacon e frite-o (se optar por não colocar o bacon coloque 2 colheres de sopa de óleo). Retire os pedaços fritos, mantenha o fogo baixo e acrescente na gordura que desprendeu do bacon a cebola. Quando ela “murchar” coloque o alho socado com sal, misture tudo, mantenha o fogo baixo e quando dourarem acrescente o tomate, misture com os temperos, tampe a panela e cozinhe por 3 a 5 minutos com a panela tampada até os pedaços desmancharem parcialmente, mexendo de vez em quando pra não grudarem no fundo da panela. Então acrescente a mandioca, misture tudo e experimente se precisa acrescentar mais sal. Cozinhe em fogo baixo, com a panela destampada e mexendo de vez em quando pra não grudar no fundo da panela por 5 minutos contados depois que levantar fervura. O ponto do creme você decide, pode ser mais “encorpado” (deixando mais no fogo) ou mais “ralo” (acrescentando mais água). Quando servir acrescente o coentro picado (retire os talos mais grossos e duros e os mais finos pode picar junto com as folhas) ou a salsinha picada.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário