sexta-feira, 24 de abril de 2015

Jiló refogado


Muita gente não come jiló porque acha amargo. Um pouco de amargo ele tem mas o amargo acentuado tem muito a ver com o jeito de fazer. Experimente a receita abaixo.
Ingredientes (para duas pessoas)
       5 a 6 jilós médios (cerca de 2,5cm de diâmetro).
       4 a 5 colheres de sopa de óleo.
       3 a 5 rodelas de cebola.
       1 e 1/2 colher de café de sal.
       (Veja como descascar a cebola na postagem "Antes das receitas" de 24/03/2015).

Modo de fazer

Lave os jilós e corte a parte superior bem rente ao cabo. Corte-os em rodelas finas (cerca de 2mm de espessura), coloque em uma vasilha, acrescente a cebola cortada em rodelas bem finas (o máximo que puder), o sal e misture tudo.
       Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo, coloque o óleo e quando este estiver quente adicione a mistura de jiló, cebola e sal. Mexa para que o óleo se incorpore ao jiló, tampe a frigideira e cozinhe por 3 minutos. Depois deste tempo destampe a frigideira e mexa com cuidado para que as rodelas não se desfaçam e “virem de lado”. Tampe e continue o cozimento por mais 2 ou 3 minutos.

 Dicas 
Ao comprar jiló escolha os frutos bem firmes (duros) e de preferência do mesmo tamanho.
       Não use água durante o cozimento, isso acentua o amargo do jiló.
       É importante usar frigideira antiaderente e de tamanho suficiente para que não fiquem várias camadas de rodelas sobrepostas, o que facilita mexer e “virar as rodelas de lado”. Também deve ter tampa e ficar bem vedada depois de tampada.
      Como visto, a receita recomenda bastante óleo para refogá-lo então, antes de servir retire um pouco do óleo que foi utilizado (incline a frigideira e espere 1  a 2 minutos até que o óleo escorra).


Nenhum comentário:

Postar um comentário