sábado, 2 de maio de 2015

Quiabo refogado


Ingredientes (para duas pessoas)
       30 a 35 quiabos pequenos (6 a 8 cm de tamanho).
       2 colheres de sopa de óleo.
       2 dentes de alho picados ou socados com 1 e 1/2 colher de café de sal.
       (Veja como descascar o alho na postagem "Antes das receitas" de 24/03/2015).

Modo de fazer

Lave os quiabos, um a um, esfregando-os com os dedos para retirar toda a sujeira.
       Seque-os com pano, corte as pontas e depois corte-os em rodelas de 1 a 2 cm de largura. Reserve.
       Leve uma panela ao fogo baixo, coloque o óleo o alho e o sal. Mexa e quando o alho dourar acrescente os quiabos picados. Mexa, tampe a panela e cozinhe por 8 a 10 minutos. A cada 2 a 3 minutos mexa (mas não muito, o ideal é balançar a panela ao invés de usar colher para mexer, isso evita de criar muita "baba"), apenas pra não grudar na panela, experimente e se necessário coloque mais sal.
      Se depois de cozidos restar um pouco de umidade (água), destampe a panela e cozinhe até que seque.

 Dicas 

O ideal é não adicionar água durante o cozimento, mas para isso é necessário que a panela fique bem vedada ao ser tampada. Se isso não for possível, acrescente água aos poucos, cerca de 2 colheres de sopa de cada vez.
       É importante secar os quiabos antes de cortá-los, isso evita criar “baba” ao cozinhá-lo.
       Ao comprar quiabos fique atento para não comprar quiabos duros, pois estes são fibrosos e por mais que cozinhem as fibras não “amaciam”. Pra saber se não estão duros faça assim (quando for comprar): quebre a pontinha mais fina do quiabo, se quebrar esta bom, se não conseguir quebrar é porque está duro. Se mesmo assim comprar alguns duros, você perceberá ao cortá-lo.

 Variações

Quiabo fica muito gostoso com carnes. Para não ser repetitiva, veja como fazer na receita vagem refogada, postada em 17/04/2015. O Modo é o mesmo. As carnes são acrescentadas após refogar o alho, depois prossiga como descrito acima. Como acrescentou carnes, se quiser diminua um pouco a quantidade de quiabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário