quarta-feira, 24 de junho de 2015

Camarão no alho e limão (tira-gosto)


Ingredientes (para duas pessoas)
       25 a 30 camarões médios, com casca.
       2 dentes de alho amassados com 2 colheres de chá de sal.
       1 limão.
       2 colheres de sopa de óleo.
       5 folhas de manjericão.

Modo de fazer
       Limpe os camarões. Se estiver com as cabeças, retire-as. Com uma das mãos segure o corpo do camarão, com a outra a cabeça e puxe-a (sai facilmente). Lave em água corrente para eliminar o estomago do crustáceo (massa pastosa de cor marrom que fica na ponta das 2 partes separadas). Agora retire o intestino, uma linha de cor escura que fica no dorso, sob a “casca”. Faça isso introduzindo um palito de dente na junção das “cascas” e abaixo dessa linha e puxe o palito para cima. Geralmente a linha vem junto, e termine de retirá-la puxando. Se arrebentar, repita o processo nas outras junções da “casca”, até tirá-la por completo. Lave os camarões novamente, escorra bem a água, coloque-os num recipiente, adicione o alho amassado com o sal, as folhas de manjericão e mexa bem para incorporá-los ao tempero. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 2 a 3 horas.
       Meia hora antes de prepará-los esprema o suco do limão, coe, adicione nos camarões, mexa, experimente se precisa de mais sal e deixe fora da geladeira. 
       Leve uma panela ao fogo alto, adicione o óleo e quando este começar a levantar fumaça adicione os camarões com o molho, tampe imediatamente e mexa com a panela de modo que os camarões se espalhem por todo o fundo da panela. Importante antes de colocá-los retirar metade do molho que se formou e também as folhas de manjericão. Depois de 3 minutos em fogo alto destampe a panela, mexa rapidamente e deixe no fogo por mais 1 minuto.

Dicas
       O camarão está "fresco" se a “casca” estiver bem firme, grudada no corpo. Se estiver soltando sinal que já foi congelado e descongelado. Evite adquirir.
       Se for congelar, primeiro limpe-os.
       Congele as cabeças depois de limpas. Poderá usá-las no preparo de alguns pratos (pirão, bobó...) como veremos em outras postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário