quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sopa de feijão


Ingredientes (para duas pessoas)
       3 xícaras de chá de feijão cozido.
       5 xícaras de chá de água.
       1 xícara de chá de macarrão (tipo conchinha).
       250 gr. de carne bovina (músculo, ou patinho, ou coxão mole).
       2 a 3 dentes de alho socados com 3 a 4 colheres de chá de sal.
       ¼ cebola pequena cortada em pedaços pequenos (o máximo que conseguir).
       1 colher de sopa de óleo.
       ½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha) (opcional).
        (Veja como descascar o alho e a cebola e o que usar da salsinha e cebolinha na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

 Modo de fazer
        Bata no liquidificador o feijão com 3 xícaras de água e coe. Reserve.
        Corte a carne em pedaços de 3 a 4 cm. Reserve.
        Leve a panela de pressão ao fogo alto, adicione o óleo e espalhe-o por todo o fundo da panela. Adicione a carne e doure-a de todos os lados, sem mexer muito pra não criar água. Junte a cebola e o alho socado com sal, misture tudo, abaixe o fogo e refogue por 5 a 10 minutos e mexa quando necessário pra que não queimem. Quando começar a grudar no fundo da panela acrescente 2 xícaras de chá de água, mexa bem para desgrudar todos os temperos do fundo da panela, experimente se precisa mais sal, tampe a panela, aumente o fogo e quando pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos.
        Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente (não acelere o processo colocando a panela sob a água, estragar a panela e é perigoso). Experimente se a carne está macia e se necessário cozinhe por mais 5 a 10 minutos. Depois de cozida acrescente o feijão batido, espere levantar fervura, experimente se é necessário mais sal e acrescente o macarrão. Aguarde o macarrão cozinhar ao seu gosto (5 minutos no mínimo). Acrescente o cheiro verde quando servir.  

Dicas
       Esta sopa é ótima pra aproveitar sobras de feijão cozido.
       Pode ser com feijão preto ou carioca, rosinha, mulatinho.
       Se gostar do caldo bem grosso é só deixar mais tempo no fogo até ficar no ponto desejado. Ao contrário, se gostar mais ralo, acrescente mais água.
       Necessariamente não precisa coar o feijão batido.
       Se não tiver liquidificador, primeiro amasse o feijão o quanto puder com as mãos e depois coloque numa peneira e termine de amassar com uma colher, jogando sobre ele a água pouco a pouco, como se estivesse “lavando” o feijão amassado.

Variações
       A partir da receita acima pode variar bastante:
         Com arroz – substitua o macarrão por 1 xícara de arroz cozido (aproveitando sobras) ou ½ xícara de arroz cru.
        Sem carne – coloque mais alho e cebola (4 dentes de alho, ½ cebola pequena cortada em pedaços bem pequenos), refogue-os e acrescente 1 tomate sem pele e cortado em pedaços pequenos. Quando o tomate começar a desmanchar acrescente o feijão batido com 4 xícaras de água, 1 folha de louro e prossiga como descrito no modo de fazer.
       Com legumes – acrescente 1 batata média ou 1 chuchu pequeno, ou uma abobrinha pequena “tipo menina” (ou combine pedaços desses legumes) em pedaços quando colocar o feijão batido com água.
       Com verduras – antes de colocar o macarrão ou o arroz, acrescente 5 ou 6 folhas de couve ou de mostarda rasgadas em pedaços pequenos, ou um punhado de folhas de espinafre.
        Com paio ou linguiça – substitua pela carne bovina. Quando o óleo esquentar coloque 5 ou 6 pedaços de paio ou de linguiça com 1 dedo de espessura e frite-os. Retire o excesso de gordura e prossiga como descrito no modo de fazer.
       Com bacon substitua pela carne bovina. Quando o óleo esquentar frite alguns pedaços de bacon, retire o excesso de gordura e prossiga como descrito no modo de fazer.  
       Combine essas sugestões. Crie outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário