segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sopa de mandioca


     Ingredientes (para duas ou três pessoas)
            ½ Kg de mandioca.
            250 gr. de carne bovina (músculo, patinho, coxão mole).
            3 dentes de alho socados com 2 a 3 colheres de chá de sal.
            1/4 de cebola pequena cortada em pedaços pequenos (o máximo que conseguir).
            1 colher de sopa de óleo.
            1 colher de sobremesa de sal (na receita I) ou 1/2 colher de sobremesa de sal (na receita II).
            ½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha) (opcional).
            1 colher de café de pimenta do reino (opcional).
            (Veja como descascar o alho e a cebola e o que usar da salsinha e cebolinha na postagem “Antes das receitas” de 24/03/2015).

     Seguem 2 modos de fazer sopa de mandioca. Na receita I ela fica mais cremosa, na receita II fica com pedaços de mandioca.
      
     Modo de fazer (Receita I)
            Se tiver que descascar a mandioca faça assim: lave-a para retirar a terra. Corte-a, no sentido perpendicular ao comprimento, em pedaços de 5 a 8 cm de tamanho. Descasque-a retirando a casca fina superficial de cor marrom e a imediatamente abaixo, de cor branca, assim: faça um corte na profundidade das 2 cascas e desgrude-as (as duas juntas), com auxílio da faca. Quando a mandioca é colhida no tempo certo as cascas saem facilmente. Se não desgrudarem, descasque-a com a faca. Depois de descascadas corte-as ao meio, no sentido do comprimento, coloque todos os pedaços numa panela, cubra-os com água de modo que ultrapasse 3 a 4 dedos acima dos pedaços, adicione 1 colher de sobremesa de sal e cozinhe em fogo alto e com a panela destampada. Se for colhida no tempo correto, 10 minutos após a água ferver é suficiente para cozinhá-la, mas se for “velha” demora o dobro do tempo ou até mais. É importante que a mandioca fique bem cozida.
            Depois de cozida retire-a da água e reserve.
            Leve uma panela de pressão ao fogo alto, espalhe o óleo por todo o fundo da panela e quando aquecer adicione a carne e doure-a de todos os lados, sem mexer muito pra não criar água. Junte a cebola e o alho socado com sal, misture tudo, abaixe o fogo e refogue por 5 a 10 minutos e mexa quando necessário pra não queimar. Quando começar a grudar no fundo da panela acrescente 2 xícaras de chá de água, mexa bem para desgrudar todos os temperos do fundo da panela, experimente se precisa mais sal, tampe a panela, aumente o fogo e quando pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente (não acelere o processo colocando a panela sob a água, pode estragar a panela e é perigoso).
            Enquanto isso amasse os pedaços de mandioca com um garfo e retire o “fio” duro que fica no meio de uma das partes (ou nas duas) dos pedaços.
            Experimente se a carne está macia (caso precise, cozinhe por mais 5 a 10 minutos e se necessário coloque mais água). Junte à carne cozida a mandioca amassada, coloque água o suficiente para ficar com caldo, mexa tudo, e experimente se precisa mais sal. Cozinhe em fogo baixo e com a panela parcialmente tampada por 10 a 15 minutos e mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. 
            O ponto do caldo você decide. Quanto mais tempo no fogo, mais “encorpado” fica. Acrescente o cheiro verde e a pimenta quando servir.
 
             Modo de fazer (Receita II)
            A diferença desta receita é que a mandioca não será cozida separada.
            Depois de descascada corte os pedaços ao meio, no sentido do comprimento, e retire “o fio” que fica no centro dos pedaços. Depois corte em pedaços menores, de 2 a 3 cm de tamanho. Reserve.
            Cozinhe a carne como descrito na receita I, acrescente os pedaços de mandioca e água o suficiente que ultrapasse  3 a 4 dedos acima dos pedaços, 1/2 colher de sobremesa de sal, mexa, experimente se é necessário mais sal e cozinhe por 30 minutos ou até ao mandioca ficar bem cozida. Durante o cozimento é necessário mexer de vez em quando para não grudar no fundo da panela e se necessário acrescentar mais água e experimentar se é necessário mais sal. Coloque o cheiro verde e a pimenta quando servir.

     Dicas
            Se comprar mandioca descascada verifique se ela não apresenta listas finas, como um fio, na cor escura, no sentido do comprimento. Sinal que é “velha” e não vai cozinhar bem.
            Depois de descascada pode congelar. Seque os pedaços e enrole em plástico filme ou coloque em saco plástico bem vedado.
            Se comprar com casca, descasque-as no mesmo dia. Estragam fácil.

     Variações
            A partir das receitas acima, pode variar bastante, seguem algumas sugestões:
            Sem carne - coloque mais alho e cebola (4 a 5 dentes, 1/2 cebola pequena cortada em pedaços pequenos), refogue-os e acrescente 1 ou 2 tomates sem pele e cortados em pedaços pequenos. Quando o tomate começar a desmanchar acrescente a mandioca (cozida ou não), água, 1 folha de louro e prossiga como descrito nas receitas acima. Substitua o cheiro verde por coentro picado.
             Com costelinha de porco – refogue 4 costelinhas como explicado para a carne bovina, acrescente os temperos e refogue um pouco mais até pegar no fundo da panela e então acrescente a mandioca (cozida ou não) e prossiga como descrito nas receitas acima. Não é necessário cozinhar a costelinha, adicionando água, como indicado para a carne bovina.  
             Com carne de sol - retire o sal de 5 a 6 pedaços de carne de sol (3 a 4 cm de tamanho) fervendo-os em água por 5 minutos. Troque a água e repita o processo por 4 vezes.  Depois prossiga como já descrito nas receitas acima. O cuidado é com o sal, pois embora a carne tenha sido dessalgada, ainda assim ela conserva um pouco de sal.  
             Com paio ou linguiça – quando o óleo esquentar coloque 5 ou 6 pedaços de paio ou de linguiça com 1 dedo de espessura e frite-os. Retire o excesso de gordura e prossiga como descrito no modo de fazer das receitas acima.
             Com bacon - quando o óleo esquentar frite alguns pedaços de bacon, retire o excesso de gordura e prossiga como descrito no modo de fazer das receitas acima. 
            Combine essas variações. Coentro combina muito bem com mandioca, assim como o tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário