segunda-feira, 18 de maio de 2015

Omelete


Ingredientes (para duas pessoas)
       3 ovos.
       3 colheres de sopa de leite.
       1 colher de sobremesa de manteiga.
       1 colher de chá de sal.
       ½ xícara de chá de salsinha e cebolinha (opcional).
       1 colher de café de pimenta do reino (opcional).

Modo de fazer
       Quebre os ovos (bata devagar em um ponto no meio da casca e quando ela quebrar, com auxílio dos dedos polegar, termine de abrir a casca) e coloque-os em um prato fundo (faça assim: quebre o primeiro e coloque-o em uma xícara, certifique que esteja bom e coloque no prato fundo. Faça o mesmo com os outros. Deste modo, se tiver algum estragado você não mistura com os bons). Com um garfo bata levemente os ovos até misturar tudo (não bata muito, não é pra formar espuma). Acrescente o leite, o sal, o cheiro verde, a pimenta e misture tudo.
      Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e passe a manteiga no fundo e nas bordas da frigideira. Quando estiver quente coloque os ovos batidos. À medida que vai endurecendo, com auxílio de uma espátula, empurre bem devagar as bordas para o centro de modo que a mistura ainda crua escorra para o fundo da frigideira. Quando secar na parte de cima, dobre ao meio como uma meia lua, ou, com auxílio de um prato, vire a omelete de lado. Faça assim: desligue o fogo, coloque um prato raso em cima da frigideira com o lado de fora voltado pra cima. Apoie uma das mãos aberta sobre o prato e com a outra segure firme o cabo da frigideira. Agora vire a frigideira de cabeça pra baixo mas, cuidado com o prato, que deve virar junto. A omelete vai passar para o prato com o lado que estava no fundo da frigideira pra cima. Agora passe do prato pra frigideira, acenda o fogo e deixe um minuto no fogo baixo. Deste jeito os dois lados ficarão bem sequinhos.  

 Dicas
        O ideal é usar uma frigideira antiaderente. Se não tiver poderá ter um pouco de dificuldade pra não deixar grudar no fundo da frigideira. Neste caso, ao invés da manteiga use uma colher de sopa de óleo e espalhe-o também nas bordas da frigideira.
        Para 3 ovos uma frigideira com 22cm de diâmetro de fundo é ideal. Se for maior, a omelete vai ficar mais “fina”.
        Ovo estragado cheira mal (cheiro de podre). Não confunda se ao quebrá-lo a gema se partir, isso não quer dizer que esteja estragado. A prova é o cheiro.
        Ovos também têm prazo de validade e estragam mesmo na geladeira. Se não usa muito, compre nas embalagens de meia dúzia.

 Variações
        Acrescente outros ingredientes e varie a receita acima.

 Com queijo mussarela – quando estiver ”quase” pronto, ou seja, quando restar apenas uma umidade superficial acrescente 1 xícara de chá de mussarela ralada (ou, se tiver em fatias, pique-as), cuidando pra não colocar  nas bordas pois vai derreter rápido e grudar, e dobre a omelete ao meio de modo a formar uma meia lua e o queijo ficar no meio. Deixe no fogo baixo por mais 30 segundos de cada lado da omelete, para todo o queijo derreter.

Com queijo mussarela mais presunto (ou peito de peru, ou mortadela) e tomate – como descrito acima, acrescentando o presunto ou o peito de peru ou a mortadela e o tomate também picados, ou combinando o que gosta. Como serão mais ingredientes, diminua a quantidade de modo que no final você use 2 xícaras de chá. Neste caso é melhor tirar a semente do tomate pra não soltar água. Se gostar acrescente 1 ou 2 pitadas de orégano.

 Com linguiça ou bacon
 Ingredientes
1 xícara de chá de linguiça cortada em fatias bem finas ou 1/2 xícara de chá de bacon.
1 colher de sobremesa de óleo.
Modo de fazer
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo, coloque o óleo e quando estiver quente coloque a linguiça ou o bacon. Quando estiver fritos (isso é rápido e cuidado pra não queimar), desligue o fogo, retire-os da frigideira e deixe esfriar.
Descarte o excesso de óleo e gordura que ficou na frigideira, volte a frigideira ao fogo baixo, misture a linguiça ou o bacon aos ovos batidos e prossiga como já  descrito.

Com cogumelos - o ideal utilizar os frescos e para omeletes os melhores são o champignon de Paris (branco e redondo) e o shiitake. Eu acho o primeiro mais gostoso, de sabor mais suave, mas gosto é gosto.

Ingredientes
       1 e 1/2 xícara de chá de cogumelos fatiados bem finos.
       2 dentes de alho socados com 1 colher de chá de sal.
       1 colher de sopa de manteiga.
       1 colher de chá de pimenta do reino (opcional).
       ½ xícara de chá de salsinha picada (opcional).

 Modo de fazer
        Lave os cogumelos esfregando levemente as superfícies e fatie-os. Leve uma panela ao fogo baixo, acrescente a manteiga e quando ela derreter acrescente o alho socado com sal, em seguida os cogumelos, mexa rapidamente e refogue em fogo baixo por 3 a 4 minutos e com a panela destampada pra não criar água. Quando esfriar misture aos ovos batidos mais a salsinha e prossiga como já descrito, ou faça  como na receita com mussarela.
       Também pode fazer com o champignon de Paris cru, cortado em fatias bem finas e adicionadas quando a omelete estiver “quase“ pronta, como na receita da mussarela. Eu não gosto mas conheço muita gente que adora. Experimente.

     Com espinafre refogado ou abobrinha refogada (veja receitas já postadas 24/04/2015 e 14/05/2015)  faça como na receita com mussarela ou adicione aos ovos batidos e prossiga como já descrito. É ótimo pra aproveitar sobras de espinafre e abobrinha refogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário