sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sobras de legumes e verduras refogados


Sobre as verduras e legumes refogados

       Dentre os legumes e verduras utilizados com mais frequência, escolhemos alguns e fizemos uma sequência de postagens de como refogá-los. Foi intencional. Nosso propósito é para que você, aprendiz de cozinheiro, se familiarize com esses ingredientes, aprendendo como prepará-los, qual o tempo de cozimento de cada um, quanto rendem depois de refogados, a importância de atentar para fogo baixo ou alto, para a panela tampada ou destampada, enfim...entendimentos fundamentais pra quem se propõe a cozinhar.
      Também insistimos nos temperos básicos: cebola, alho e sal, o que também foi intencional pois queremos que nosso aprendiz  fique craque e perceba  “o tempo” da cebola, “o tempo” do alho, para que não queimem nem fiquem crus e que acerte no sal, experimentando quantas vezes forem necessárias até chegar ao gosto do seu paladar. 
       Faremos mais postagens sobre outros legumes e verduras, porém, de agora em diante vamos intercalar ingredientes e receitas diferentes: carnes, saladas, ovos, sopas, massas, doces, pois acreditamos que depois do treino com arroz e feijão, de como aproveitar sobras de arroz e feijão e como fazer refogados de verduras e legumes podemos começar a variar o cardápio.

Dicas

 Legumes e verduras crus se conservam por mais tempo na geladeira (uma semana ou mais) se acondicionados em sacos plástico apropriados para alimentos, bem vedados e sem ar dentro do saco. É possível retirar quase todo o ar fazendo pressão no saco com as mãos até ficar colado na verdura ou legume. Mesmo que amasse um pouco as folhas, não se impressione, elas voltam ao normal se deixa-las na água por 10 a 15 minutos.
        Das receitas de legumes e verduras que postamos, depois de cozidos não ficam gostosos se congelados, mas nem por isso devem ser descartados. Veremos a seguir algumas sugestões de como aproveitá-los.

 Farofa de vagem ou de abobrinha (receita I) ou de quiabo ou couve

Ingredientes
Sobras de vagem refogada ou de abobrinha ou de quiabo ou  de couve.
       1 colher de sopa de óleo ou azeite.
       1 xícara de chá de farinha de mandioca torrada tipo biju.
       1 dente de alho socado com uma colher de chá de sal.
       ½ xícara de chá de salsinha picada.
       (Veja como descascar o alho e o que usar da salsinha na postagem "Antes das receitas" de 24/03/2015). 
       
 Modo de fazer
        Leve uma panela ao fogo baixo, aqueça o óleo ou azeite, doure o alho socado com sal, adicione a sobra de verdura ou de legume, mexa e quando estiver bem quente coloque a farinha aos poucos e mexendo pra não pegar no fundo da panela e queimar. Dependendo da quantidade das sobras pode não ser necessário usar toda da farinha de mandioca. Quando servir adicione a salsinha picada.
 
Hambúrguer de abobrinha (receita I) ou de espinafre (receita I ou II) ou de mostarda

Ingredientes
       Sobras de abobrinha ou de espinafre ou de mostarda.
       1ou 2 fatias de queijo tipo mussarela.
       1 ou 2 colheres de chá de óleo ou azeite.
       1 ou 2 fatias de pão integral.
       1 dente de alho.

Modo de fazer
       Leve uma panela ao fogo baixo, coloque a sobra de abobrinha ou de espinafre ou de mostarda e com auxílio de uma colher arrume no formato de “hambúrguer” e sobre ele coloque as fatias de queijo. Quando o queijo derreter está pronto. Faça 1 ou 2 hambúrgueres, dependendo da quantidade de sobras.
        Enquanto isso leve uma frigideira ao fogo baixo, coloque o óleo ou azeite e quando este estiver quente coloque 1 ou 2 fatias de pão para tostar por 1 ou 2 minutos (só doure de um lado). Quando estiver pronto esfregue o alho na parte tostada (só pra pegar o gosto) e coloque o “hambúrguer” em cima.
 
Brócolis com arroz

Modo de fazer
       Pique as sobras de brócolis em pedaços pequenos. Adicione ao arroz depois que este estiver cozido e mexa para misturar tudo. Pode usar as sobras de arroz cozido e neste caso, antes aqueça o arroz. Se precisar adicione uma colher de chá de óleo ou azeite ou um pouco mais, dependendo da quantidade de arroz, pra não grudar na panela. É melhor que água.

Espinafre ou abobrinha (receita I) com ovo mexido

Ingredientes
Sobras de espinafre ou de abobrinha.  
1 ou 2 ovos.
       1 colher de sopa de óleo.
       1 ou 2 colheres de café de sal.
       1 colher de café de pimenta do reino (opcional).

Modo de fazer
       Quebre os ovos e coloque-os em um prato fundo. Nunca quebre os ovos direto no prato. Quebre à parte (em uma xícara, por exemplo) verifique se não está estragado e só depois passe para o prato. Adicione o sal, a pimenta e mexa (não é pra bater), apenas pra quebrar a gema e misturá-la com a clara.
        Leve uma panela ao fogo baixo, coloque o óleo e quando este aquecer  adicione o ovo batido. Assim que começar a endurecer mexa (mas não muito), de modo que depois de cozido fique aos pedaços. Adicione o espinafre ou a abobrinha e mexa delicadamente, apenas pra misturar um pouco e deixe no fogo por 1 ou 2 minutos ou até ficar quente. 
         Pode usar para fazer sanduíche. Se quiser adicione folhas de alface e/ou rodelas bem finas de pepino e/ou de tomate e uma pitada de sal.



   

                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário